Atitudes Que Melhoram A Experiência Do Funcionário

      Assim como a experiência do cliente, a experiência do funcionário é de grande importância para a vida e sucesso dos negócios de uma empresa. As organizações estão cada vez mais descobrindo as riquezas de conquistar uma boa experiência para o colaborador. Essa experiência inicia quando o funcionário  tem conhecimento sobre a empresa até o momento que a deixa. Devemos lembrar que todas as interações que a empresa realiza irão impactar na imagem que o colaborador levará consigo, sendo essa compartilhada dentro e fora da empresa. Por isso, construir uma boa experiência para o funcionário é tão importante quanto construir para clientes e usuário final do seu produto.    


    Nos últimos anos o local físico tem perdido espaço para o mundo digital, novas regras e melhoramentos estão sendo criados para que a experiência do funcionário não se reduza. Tecnologias ganham espaço e são usadas para que a interação e experiência do funcionário continue engajada, mesmo longe da empresa, percebe-se que empresas que investem nessas tecnologias saem na frente.  

    Para elevar a experiência dos funcionários, tanto os que estão no escritório como os que estão em trabalho remoto, atitudes devem ser tomadas para melhorar a imagem que tem sobre a empresa.


Melhore a Integração  


   A integração do colaborador na empresa é um passo importante para a construção da experiência, nessa fase ele irá conhecer a organização e o ambiente corporativo. O processo de integração deve permitir que o colaborador familiarize com os sistemas e com as pessoas que vai trabalhar. Oferecer treinamentos para as ferramentas que serão utilizadas e assistência para os equipamentos que precisa, proporciona uma maior segurança e conforto ao ser recebido.


Defina papéis e responsabilidades   


   Deixar claro as funções e responsabilidades que os funcionários devem ter dentro da empresa, é primordial para garantir uma experiência positiva. Para o colaborador  é importante saber exatamente o que se espera do seu trabalho, sendo um ótimo motivador para a realização das suas tarefas com destreza e foco.  É necessário também saber a quem procurar no caso de dúvidas, então antes de mais nada deve-se fazer todos os alinhamentos para a pessoa não ficar perdida nas suas funções. Deixar claro os limites de trabalho evita sobrecarga ao funcionário e atende a organização de forma satisfatória.


A importância das comunicações    


   A dificuldade de manter as equipes atualizadas, saber se a mensagem passada chegou a todos e foi absorvida de forma correta é um desafio. As comunicações internas devem ser planejadas de forma que chegue de forma rápida e clara a todos os destinatários. Os canais que serão utilizados para a troca de informações irá afetar diretamente a experiência do usuário, por isso use a tecnologia a seu favor. Para melhorar a comunicação, realize regularmente reuniões, aplique feedbacks que possam ser esclarecedores e motivadores para atualizações de trabalhos e reconhecimentos.


Adote uma cultura positiva    


   A cultura corporativa afeta diretamente o funcionário, reunir hábitos, políticas, valores e comportamentos saudáveis e inclusivos ajudam na criação de uma experiência positiva. A cultura da empresa deve ser clara para todos da organização, de forma que fique fácil saber como agir e o que esperar dos seus líderes.Crie um ambiente aberto De voz a seus funcionários, ofereça espaços para relatarem suas experiências tanto positivas como negativas. Utilize de tecnologias e programas de incentivos para motivar as pessoas a falarem, dessa forma cria-se uma comunicação aberta. 


Na hora da saída

  

   Na hora da saída, seja por qual motivo for, oferecer uma experiência agradável ao colaborador é importante, essa será levada com ele para fora da empresa. Aproveite e faça aquele feedback sobre como foi a experiência deste colaborador no tempo que passou na empresa, e colha informações que possam ser úteis para melhorar com os atuais funcionários.


Intranet pode ajudar a melhorar a experiência dos funcionários


   Procurar uma plataforma que ajude a empresa a engajar os funcionários, melhorar a comunicação interna e organizar as políticas e processos, não é tarefa fácil. A intranet corporativa possui funcionalidades que podem te ajudar a proporcionar a colaboração dos usuários, com blogs, conversas, anúncios da empresa, reunir informações importantes em um só lugar, fazendo que os funcionários saibam onde encontrar as notícias. É possível criar formulários de feedback e mandar para os funcionários para ficarem sempre alinhados. A intranet corporativa hoje é usada por várias empresas para auxiliar tanto os trabalhadores remotos como os presenciais, excelente ferramenta de comunicação interna.  

  

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