Como Criar Mensagens de Comunicação Interna Eficientes.

      Quem já não foi mal interpretado? Acredito que todos nós. Quando estamos em uma conversa descontraída é fácil corrigir a interpretação, mas quando estamos em nível de empresa, isso pode causar grandes problemas. Na comunicação interna a interação deve ocorrer de forma que o destinatário compreenda a mensagem, logo se não houver entendimento do significado não há comunicação.

     As mensagens de comunicação interna devem ser bem pensadas, fazendo um duplo exercício de compreensão, tanto para escolher o que falar, como o que o outro irá interpretar. A consequência de uma comunicação eficiente são colaboradores bem informados, motivados e sentido parte da empresa. Temos como exemplo, quando a empresa passa por mudanças, a insegurança dos funcionários cresce, mas com a informação chegando de forma correta e clara, o que era desconfortável se torna algo positivo. 

     Para ter uma boa comunicação vamos expor três fases da criação de uma mensagem eficiente.

Conheça o seu público

   Para ser compreendido da forma esperada é importante conhecer o seu público. Quem são as pessoas que essa mensagem irá informar? O que estão pensando e sentido? É possível pegar essas informações através de feedbacks feitos aos colaboradores, comentários e discussões geradas na empresa e canais internos de comunicação. O importante é adequar a linguagem conforme o público de destino.

Narrativa

    A narrativa é o desenvolvimento da sua mensagem, a história que você quer contar para atingir um objetivo. Por isso a etapa anterior é importante, pois depende do público para moldar a forma de contar essa história. Algumas palavras podem te guiar para a construção dessa narrativa: 

-Desafio

-Destino

-Jornada

-Herói

    Essas palavras podem ajudar a saber qual a sua dor? Onde gostaria de estar? Como chegar lá? Qual o benefício final? Criando assim uma narrativa eficiente.

Mensagem

    Esta fase é sobre o que a mensagem agregou para os colaboradores. Questionamentos podem ser feitos para saber se sua mensagem chegou ao objetivo. Depois de ler a mensagem o que seus funcionários devem FAZER, SABER e SENTIR? Essas palavras irão direcionar a elaborar uma mensagem clara e eficaz.

    As fases irão ajudar no processo de criação da mensagem, trazendo pontos importantes para o emissor da informação, que deve estar atento para falar de forma a ser compreendido, ou seja, de maneira objetiva e clara.

     Canais internos de comunicação como a Intranet irão ajudar na propagação dessas mensagens. Por exemplo, a INTRAFLOW possui um módulo de CI (comunicação interna), notícias, enquetes, pesquisas internas e plataforma de blogs, fazendo com que as empresas promovam a transparência e comunicação aberta em sua companhia.

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