O que é PWA e como ele pode ajudar seu negócio
Conheça Essa Aplicação Funcional, Já Utilizada Por Muitos, Que Entrega Uma Ótima Experiência Ao Usuário!
O que são PWA?
As PWA são um conjunto de técnicas para desenvolver aplicações web, adicionando uma série de funcionalidades que antes eram possíveis só em apps nativos, que são estes que usamos regularmente no celular como o facebook, whatsapp e etc.
O objetivo de PWA é que uma aba do Chrome se pareça cada vez mais com um aplicativo, à medida que o usuário interage com ele. Até chegar ao ponto onde basta você adicionar o Web App à sua página inicial e pronto: ele passa a assumir funções que antes eram exclusivas de apps nativos: notificações, geolocalização, uso offline etc.
Todos os dias nós utilizamos diversos aplicativos: redes sociais, apps de mensagens, música etc. E estes têm mostrado eficiência para atender às expectativas para este tipo de experiência móvel. Mas tem um problema: o primeiro passo. A primeira hora, em que é preciso baixar e esperar o download. Isso sem contar o fato de ter de atualizar constantemente o aplicativo!
São as árduas etapas iniciais para quem gosta de rapidez e eficiência:
· Buscar o app
· Instalar
· Abrir
· Cadastrar
· Interagir
É muito comum ter uma perda de 20% dos usuários para cada uma dessas etapas iniciais.
E como mostra o gráfico a baixo, desde Junho de 2014, o acesso por mobile web é muito superior ao acesso por aplicativos baixados em lojas.
Sites Mobile X Apps Nativos
No “mundo” dos sites mobile existe uma parte da experiência que ainda não atingiu um bom resultado. Os websites mobile continuam pesados, lentos e travam o navegador no meio do processo do usuário. E, comparados à rapidez de performance dos apps nativos, parece que eles “atrasam nossa vida” às vezes.
Diversas empresas como o Facebook, por exemplo, já começaram a preparar iniciativas para solucionar essa dificuldade de performance dos sites mobile. Mas isso não resolve o problema, apenas o contorna. Em vez de fazer com que o usuário precise abrir um site no app do navegador, ele é aberto no app original, de onde o usuário veio.
Mas, e se os sites mobile tivessem maior qualidade de performance do que um aplicativo nativo?
PWA: Características, Vantagens Técnicas e Não Técnicas
Não técnicas: O usuário não precisa se comprometer a baixar um app antes de saber se ele realmente vale a pena. Esse é um dos problemas dos apps nativos atualmente, e as PWA prometem acabar com esta barreira. Nada de precisar ir a uma app store e esperar o download, abri-lo, cadastrar-se e só depois começar a usá-lo.
Técnicas: Veja as características criadas pelo Google, que definem com precisão o que é esperado de uma PWA em termos técnicos:
· Progressivo: funciona para qualquer usuário, independentemente do navegador.
· Responsivo: se adequa a qualquer dispositivo (desktop, tablet e mobile).
· Conexão: funciona mesmo se o usuário estiver offline.
· App-like: o usuário se sente em um aplicativo nativo.
· Atualizado: não é necessário baixar atualizações do aplicativo, o browser simplesmente irá detectar e atualizar automaticamente, caso necessário.
· Seguro: somente com https para evitar invasões e garantir que o conteúdo não seja adulterado.
· Engajável: através de push notifications, o usuário pode ser constantemente engajado.
· Instalável: faz com que o usuário não precise de uma loja de aplicativos, pois é possível adicionar um ícone na tela principal do celular com apenas um clique. Ou seja, se antes somente os aplicativos nativos tinham push notifications, funcionamento offline, geolocalização e ícone na home, agora é possível desfrutar de todos esses benefícios usando uma aplicação 100% web.
· Linkável: Compartilha facilmente por URL, não requer instalação complexa.
Quer um exemplo de uma excelente aplicação em PWA, clique aqui e conheça a nossa intranet o IntraFlow.
E se você está pensando em contratar uma intranet, solicite uma demonstração do IntraFlow clicando aqui.
Algumas empresas que já usam PWA