Recrutamento e seleção de pessoas facilitados pelo uso da Intranet Corporativa

                  Recrutamento e Seleção de pessoas são duas etapas utilizadas pelos Recursos Humanos, com foco em atrair e selecionar pessoas com afinidade para um cargo na empresa. O recrutamento é a captação de candidatos para as vagas oferecidas e pode ser recrutado tanto internamente como externamente. Já a seleção de pessoas acontece após atrair esses candidatos, onde será feito a análise e triagem para selecionar o melhor profissional ao cargo ou para vagas de banco de talentos. 

               O processo de busca de ativos humanos pelas empresas está em constante evolução, o aumento da competitividade e a facilidade de acesso às informações gera a necessidade de adequar as estratégias, para ter uma equipe de qualidade e crescer no mercado. A inovação tecnológica veio para ajudar no processo, hoje vamos falar sobre como a intranet facilita na busca de profissionais dentro da empresa. #Recrutamentoeseleção

Recrutamento Interno

               O processo de recrutar sempre é difícil para as empresas, pois demanda tempo e altos custos. Uma estratégia que se mostra eficiente é o recrutamento interno, pois dispensa o trabalho de empresas de recrutamento, agilizando o processo. Além disso, aproveitar o capital humano interno serve para reter e motivar funcionários que visam novas oportunidades e crescimento dentro da organização. Para realizar as etapas de recrutamento e seleção dentro da empresa uma importante ferramenta é a intranet,  através dela os setores responsáveis conseguem divulgar, inscrever os candidatos, realizar entrevistas, dinâmicas e aplicar feedbacks. Fica fácil também para arquivar, filtrar e localizar os dados e perfil dos candidatos. Vejamos o papel da Intranet no recrutamento e seleção dentro da empresa. #RecrutamentoInterno

       

-Divulgação da Vaga:

Para ter maior sucesso no preenchimento das vagas a divulgação é primordial, utilizando a intranet é possível atingir a todos na empresa ou um público alvo, mesmo estando em outra cidade ou filial.

-Inscrição dos candidatos:

Atrair o pessoal para candidatar nas vagas oferecidas fica mais fácil com um sistema interativo, onde o edital contendo as regras do processo com informações relevantes sobre o cargo serão inseridos. A intranet é um sistema online acessível a todos da organização com possibilidade de acessar em qualquer lugar e horário, basta o funcionário se interessar e se inscrever através dos formulários. 

-Banco de dados:

Pelo sistema fica armazenado informações dos candidatos, agilizando a triagem do perfil ou currículos registrados, dessa forma  a empresa consegue chegar nos funcionários mais alinhados ao cargo.

-Videoconferência

Nas intranets uma tendência é a videoconferência, que facilitou o trabalho do RH para conduzir as entrevistas, ficou fácil para o funcionário e para o recrutador realizar  o processo seletivo, agilizando o tempo de deslocamento e acesso a outras localidades.

-Testes e avaliações:

Realizar testes para o processo seletivo usando a intranet é mais um benefício, pois elimina a impressão de provas e o envio ou recebimento de documentos, otimizando o tempo e recursos.

-Feedback

A intranet pode ser usada para aplicar feedbacks, é possível criar formulários e mandar para funcionários, templates de feedbacks que ficam disponíveis a qualquer momento para o colaborador dar a sua opinião.  

             O processo de recrutamento e seleção estão em constante melhoramento e as tecnologias vieram para facilitar as etapas, com o sistema intranet as empresas conseguem fazer todo o processo utilizando os benefícios que ela oferece. Com uma intranet modular é possível personalizar com funções específicas para cada empresa. Desta forma a intranet se mostra um excelente aliado nos setores de recrutamento e recursos humanos. #RecursosHumanos

Agora, se você ainda não tem um sistema intranet, podemos te ajudar. Com a Intranet INTRAFLOW você pode explorar diversas opções que irão ajudar a comunicação interna da sua empresa. Saiba mais clicando aqui , e adquira seu software intranet, teste gratuito por 15 dias.

#intranet #intraflow #ilios #ilios_sistemas